top of page

CONHECENDO AS NASCENTES

Nascente da Microbacia do Mineirinho

IMG_2139.jpg

Nascente da Microbacia do Paraíso

Pode-se observar a presença de uma "sapateira" ao lado da nascente, a qual está impossibilitado o acesso.

POR QUE AS NASCENTES SÃO IMPORTANTES?

São elementos hidrológicos de extrema importância na dinâmica fluvial, pois possibilitam que a água subterrânea se direcione para a superfície e mantenha os fluxos dos córregos e dos rios. As nascentes perenes recebem um fluxo constante da água armazenada no aquífero, mesmo em épocas de estiagem, originando rios perenes (FELIPPE & JUNIOR, 2016).

Desta forma, os recursos hídricos de maior facilidade no acesso e na utilização são originados parcialmente pelas nascentes, o que intensifica a importância da sua conservação, principalmente em países com densas redes hidrográficas, como o Brasil (COSTA, 2002).

CONTEXTUALIZANDO

Inicialmente, antes da elaboração do projeto, nós visitamos as nascentes das microbacias. Nos dois momentos destinados à visita, observou-se a disposição inadequada de resíduos sólidos em seu entorno, o que nos motivou a realizar e publicar este estudo, tanto pela importância ambiental das nascentes, como pela necessidade da disposição adequada de resíduos, seja por questões sanitárias e de saúde, seja por qualidade ambiental propriamente dita.

O destino final incorreto de resíduos nas Áreas de Preservação Permanente (APP) podem ocasionar diversos problemas de saúde, como ocorre em períodos chuvosos, os quais tornam-se verdadeiros casulos para proliferação de vetores transmissores da dengue.

A nascente do córrego do Mineirinho é protegida por APP reconhecida e formalizada, a qual está ilustrada durante toda a sua área, com placas informativas. Ironicamente, no dia da fotografia, haviam lixos ao lado da placa.

 A nascente do Paraíso faz parte da “pista de saúde” do bairro Planalto Paraíso, local este, que deveria incentivar a preservação ambiental e práticas sustentáveis de manejo, para enfim ter-se uma “pista de saúde”. Sua placa, entretanto, apresenta-se em um estado de degradação e com menor visibilidade.

Mineirinho

IMG_1428.jpg

Paraíso

IMG_2154.jpg

Dia da coleta

O dia de coleta, de alguns dos diversos resíduos sólidos encontrados no entorno das nascentes, foi em 08/05/2019. Após serem recolhidos, separamos-os em um local adequado para registro fotográfico.  

IMG_2204.jpg

Como meio de transporte utilizamos um Ford Ka, o qual nos possibilitou apenas uma coleta parcial dos resíduos. 

IMG_2149.jpg

Referências:

COSTA, W. D. Caracterização das condições de uso e preservação das águas subterrâneas do município de Belo Horizonte – MG. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo.

FELIPPE, M. G.; JUNIOR, A.P.M. Consequências da ocupação urbana na dinâmica das nascentes em Belo Horizonte-MG. Instituto de Geociências - Universidade Federal de Minas Gerais. p. 20. 2016.

  • Google+ Social Icon

Quer saber mais ou tirar alguma dúvida? 

Entre em contato conosco 

Projeto

Nascente Amiga

bottom of page